viernes, 20 de abril de 2012

Mensagem para a Páscoa



Reunião do GT de Combate ao Trabalho Escravo e ao Tráfico de Pessoas

 
Grupos Aconteceu na sede da Cáritas, em Brasília, uma reunião dos Grupos de Trabalho (GT) de Combate ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas. Estiveram presentes representantes dos dois grupos, o bispo referencial do Mutirão Pastoral de Combate ao Trabalho Escravo, dom Enemésio Lazzaris, representante da rede “Um Grito pela Vida”, membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Setor Pastorais da Mobilidade Humana, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O encontro foi realizado para avaliar as atividades de cada GT, refletir sobre os atuais desafios do tráfico de pessoas e do trabalho escravo no Brasil, além de traçar metas e articular os trabalhos e a construção de uma agenda comum que norteará as ações futuras e favorecerá a integração dos dois de Trabalho.
O doutor Luiz Machado, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), expôs sobre as definições, conceitos e convenções internacionais voltados para o enfrentamento ao trabalho forçado e ao tráfico que lhe é geralmente associado. Já o Frei Xavier Plassat, da CPT, apresentou fatos recentes que evidenciam a dimensão nacional e internacional do aliciamento de trabalhadores, forma do tráfico voltada para a exploração econômica (confecção, construção, produção de carvão) e mostrou dados atuais do trabalho em condição análoga à de escravo, uma realidade hoje identificada de norte a sul do Brasil.
A representante do Setor Mobilidade Humana, Irmã Rosita Milesi, apresentou a problemática do tráfico de pessoas e desafios atuais relacionados às investigações da CPI no Congresso, à imigração irregular de trabalhadores e à atuação do poder público.
Os presentes destacaram as ações comuns por parte dos dois Grupos de Trabalho, visando reforçar a mobilização das igrejas locais no enfrentamento a essas práticas criminosas, destacando de modo especial a oportunidade de que a Campanha da Fraternidade de 2014 possa assumir essa causa.




A partir da realização do 3º Congresso Mundial de Pastoral para os Estudantes Internacionais, que aconteceu de 31 de novembro a 3 de dezembro de 2011, em Roma, Itália, o Setor Universidades e o Setor da Mobilidade Humana realizaram a 1ª reunião para organização do “Núcleo Estudantes Internacionais”. A reunião ocorreu na sede da CNBB, dia 30 de janeiro, com a participação da assessora do Setor Universidades, irmã Maria Eugênia Lloris; da assessora do Setor Mobilidade Humana, irmã Rosita Milesi; da irmã Claudina Scapini, Setor Mobilidade Humana e Francisco Vladimir, da Pastoral do Migrante da arquidiocese de Fortaleza e responsável pela articulação do núcleo Estudantes Internacionais.

O Núcleo Estudantes Internacionais, como projeto conjunto entre o Setor Universidades, ao qual o Núcleo está vinculado, e o setor Pastoral da Mobilidade Humana, tem o objetivo, segundo os assessore da CNBB, de contribuir na devida atenção pastoral aos estudantes internacionais, conhecendo melhor sua realidade e necessidades, promovendo o diálogo intercultural, ecumênico e inter-religioso, favorecendo a inculturação e a acolhida, para que melhor possam vivenciar a fé e os valores evangélicos, aproveitar adequadamente o período de formação e qualificação, sejam protagonistas em sua organização e na integração em políticas públicas que garantam seus direitos, em condições justas e dignas.

A reunião teve como propósitos, traçar o objetivo geral que norteará a ação do Núcleo, refletir sobre as linhas de ação a serem implementadas e pensar nas alternativas de recursos tanto humanos quanto financeiros. Foram agendadas também algumas atividades, entre o núcleo com as demais pastorais para partilhar a caminhada.

“O objetivo é e somar forças, seja no Setor Universidades, onde já está marcada uma oficina temática no Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC), em Curitiba, de 12 a 14 de outubro , seja no Setor Mobilidade Humana, com a participação na reunião da Coordenação ampliada, dias 30 e 31 de agosto”, disse a assessora do Setor Universidades, irmão Maria Eugênia.

Uma das primeiras ações é realizar um mapeamento das atividades que já ocorrem com estudantes internacionais em universidades ou nos Regionais da CNBB. Com isso, terão enfoque quais as dioceses, pastorais, movimentos e congregações religiosas que atuantes nesta área, para valorizar este trabalho, de maneira articulada em âmbito nacional.

O bispo auxiliar da arquidiocese Fortaleza (CE), dom José Luiz Ferreira Salles, irmã Maria Eugenia Lloris e Francisco Vladimir, reuniram-se para propor linhas de ação para uma organização do grupo aqui no Brasil. Dentre as principais definições está a criação de uma rede entre os estudantes e as instituições que trabalham com estudantes internacionais para a socialização, ajuda mútua, solidariedade e intercâmbio. Além desta, também foi definido o trabalho em parceria entre os dois Setores da CNBB; e a participação de Francisco Vladimir no Encontro Nacional do Setor Universidades, que aconteceu no último final de semana, 28 e 29 de janeiro, em Mariápolis (SP).

Fonte: CNBB



Pastoral do Turismo
O Turismo que marca a diferença



O VII Congresso mundial da Pastoral do Turismo será realizado na cidade Cancún, México, de 23 a 27 de abril de 2012. Este Congresso é organizado pelo Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, pela Prelazia de Cancún-Chetumal e com a colaboração da Conferência do Episcopado Mexicano. Terá como lema: “O Turismo que marca a diferença”. Os trabalhos se desenvolverão em torno de três grandes temáticas: visão geral do turismo, o turismo religioso e o turismo dos cristãos. Já na abertura serão apresentadas a situação atual do Turismo e as perspectivas de futuro.
do turismo nos
: o projeto CalypsA organização do Congresso prevê trabalhar e desenvolver essas três grandes temáticas. O bloco do turismo religioso refletirá sobre a Pastoral do Turismo a serviço de uma nova evangelização, com uma mesa redonda onde serão colocadas as boas práticas do turismo religioso. O bloco do turismo dos cristãos aprofundará o tema “o Turismo e tempo livre, uma ocasião para o crescimento humano e religioso”. Na mesa redonda são colocadas experiências pastorais no âmbito do turismo dos cristãos e a organização diversos níveis pastorais. O terceiro bloco abordará o Código ético mundial do Turismo - o marco ético para o desenvolvimento responsável do Turismo. Na mesa redonda será discutida a existência de um turismo social, responsável e justo, enfocando: o turismo social; a luta contra o turismo sexual; o turismo justo – luta contra a pobreza; e as políticas de turismo socialo da Comissão Européia. Também fazem parte das reflexões as novas tendências turísticas e seu acompanhamento pastoral e a Jornada Mundial do Turismo, uma oportunidade pastoral.

O Brasil será representado no Congresso pelo bispo referencial da Pastoral do Turismo, Dom Anuar Battisti, e pelo coordenador nacional da Pastoral do Turismo, Pe. Carlos Chiquim.

Estaremos unidos em oração para o bom êxito do Congresso.



Fonte: Pastoral do Turismo






No hay comentarios: