martes, 29 de mayo de 2012

28.05.12 - BRASIL Seminário abordará tráfico de pessoas no contexto dos grandes eventos

Natasha Pitts *

Adital -
Na próxima segunda-feira (4), o Centro Scalabriano de Estudos Migratórios (CSEM) promoverá o seminário "Tráfico de Pessoas e os Desafios dos Grandes Eventos". O seminário acontecerá no Campus do UniCEUB, em Brasília (DF), Brasil, das 19h às 22h com a presença da assessora parlamentar Márcia Sprandel; da representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Patrícia Trindade Maranhão Costa e do assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) Sidnei Marco Dornelas.

De acordo com Terezinha Fantin, diretora do centro de estudos, o CSEM tem por prática a realização de seminários temáticos sobre temas relevantes. Neste caso, o seminário sobre tráfico de pessoas e os desafios dos grandes eventos se encaixa em um contexto de trabalho do CSEM, que tem como foco a migração.

"Nós abordamos o tráfico de pessoas há pelo menos dois anos. O CSEM inclusive já dedicou uma edição da sua revista semestral à temática do tráfico de pessoas no contexto brasileiro. Em primeiro lugar, nós queremos evitar a criminalização da migração, fenômeno que algumas vezes está relacionado ao tráfico de pessoas. Outro motivo é que percebemos a urgência em se combater o tráfico de pessoas, já que esse crime viola de forma cruel os direitos humanos", explica.

A escolha de um campus universitário, segundo Terezinha, não foi por acaso. O espaço acadêmico, além da intensa circulação de jovens, ainda é palco de diversos e importantes debates. O mês de junho também foi escolhido porque nele acontece anualmente a Semana do Migrante. A expectativa é de que participem pelo menos 80 pessoas.

A diretora do CSEM aplicou ainda que com a proximidade de grandes eventos como a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas em 2016, o centro pretende levar algumas demandas ao Ministério do Esporte. "Nós já procuramos o Ministério do Esporte, mas ainda não conseguimos iniciar um diálogo. No momento, estamos formulando propostas para levar ao Ministério e tentar que deem atenção ao tema", disse.

Dados

O tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual, trabalho forçado ou tráfico de órgãos é um problema que atinge centenas de países no mundo. Hoje, segundo a OIT, este crime movimento cerca de 32 bilhões de dólares ao ano à custa de 2,4 milhões de pessoas traficadas.

Entre as principais vítimas estão mulheres (cerca de 83% dos casos) e crianças e adolescentes (48% dos casos). O Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC) afirma que este delito continua sendo a terceira atividade mais lucrativa no mundo, perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas.

O Brasil tem como característica ser país de origem, trânsito e destino do tráfico de pessoas. Segundo Terezinha, a grande quantidade de fronteiras facilita a atividade criminosa, por isso é preciso refletir sobre o problema e olhá-lo de forma atenta.

Para inscrição e mais informações, ligue (061) 3327-0669 ou escreva para o e-mail:estudos2@csem.org.br.

* Jornalista da Adital

No hay comentarios: